A cidade letã de Riga, a maior entre os três estados bálticos, está passando por um renascimento cultural e urbano. A cidade antiga, acessível apenas para pedestres, é tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO e apresenta diversos museus, centros culturais e restaurantes, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
A empresa de arquitetura londrina AI Studio recebeu aprovação da Comissão de Planejamento da cidade para a construção de uma torre de uso misto, com lojas, escritórios, restaurantes e espaços públicos.
O projeto de 18.000 metros quadrados, estimado em quase 25 milhões de euros, ocupará um terreno triangular próximo ao estádio de futebol de Skonto e ao histórico quartel de bombeiros de Riga. O projeto contará com um "pináculo" inspirado no horizonte histórico e nos arredores da cidade, um terraço público com vista para o estádio e a cidade antiga, uma praça pública e uma fachada envidraçada que incorpora os padrões dos bordados tradicionais da Letônia.
Na esteira da recente regeneração cultural e urbana de Riga, este projeto apresenta uma oportunidade única para projetar um impressionante edifício contemporâneo que combina as tradições históricas desta bela cidade com a arquitetura do século XXI. - Anton Khmelnitskiy, fundador do AI Studio
O escritório de arquitetura buscou uma abordagem ambientalmente responsável, propondo uma estrutura híbrida de aço, madeira e lajes pré-fabricadas, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.